terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

FAZENDO BACKUP DE UM SERVIDOR INTEIRO


Imagine que precisemos reinstalar o sistema operacional de nosso servidor de banco de dados, que roda o SGBD PostgreSQL 8.3. Bom, precisamos fazer um backup de nossos dados e saber como restaurar depois, né?! 


Para isso podemos usar ferramentas fornecidas pelo Postgre. Diferente de alguns outros SGBD, o backup no Postgre não é feito via linguagem de consulta (SQL), mas sim via aplicações. O PostgreSQL disponibiliza alguns programas (comandos) para que possam ser efetuados backups. 



Também é possível trabalhar com algum frontend (o pgAdmin por exemplo), mas como geralmente servidores Linux não possuem interface gráfica, é bom sempre ver como fazer tudo sem o mouse e só naquela telinha preta. 



A ferramenta oferecida para fazer um dump de um servidor em um arquivo plain (sql) é o pg_dumpall. Este comando é capaz de fazer o backup de todos os dados de um determinado servidor. Exemplo: 



# pg_dumpall -h localhost -p 5432 -U postgres -v -f "/backup/dbserver.sql" 



Este comando fará o backup do servidor localhost (argumento -h), na porta 5432 (argumento -p), com o usuário postgres (argumento -U), no modo interativo (verbose - argumento -v), e salvará o backup no arquivo /backup/dbserver.sql (argumento -f). 



Após a formatação do nosso servidor e reinstalação do sistema operacional, podemos facilmente restaurar o backup com a ferramenta psql, antes é necessário acessar o terminal com o usuário postgres: 



# su postgres
$ psql -f /backup/dbserver.sql 

Nenhum comentário:

Postar um comentário