quinta-feira, 29 de maio de 2014

Verificando tamanho do work_men - PostgreSQL

Para cada select, é reservado um espaço na memória para o "order by"... se o order by for maior que esse espaço reservado, vai usar arquivo em disco.
O valor padrão para o WORK_MEN é 1MB.
Logado no servidor de banco de dados, execute o comando abaixo: 
fernando=# show work_mem;
work_mem= 1MB -> Retorno do comando

quarta-feira, 28 de maio de 2014

SQL Manager for PostgreSQL



O EMS SQL Manager para PostgreSQL é uma ferramenta de alta performance para desenvolvimento e administração de bancos de dados PostgreSQL. Trabalhando com as versões mais recentes do PostgreSQL, ele permite gerenciar todos os recursos deste banco de dados como: triggers, views, stored procedures, funções e suporta todos seus tipos de dados (inclusive XML e UUID). O SQL Manager para PostgreSQL permite que você crie ou edite todos os objetos do Postgre SQL, crie seus bancos de dados visualmente, execute scripts SQL, importe e exporte dados do banco de dados, gerencie usuários/privilégios e execute outras inúmeras operações tornando a administração do seu banco de dados PostgreSQL muito mais eficiente.
O SQL Manager para PostgreSQL possui uma excelente interface gráfica e vários assistentes, tão simples de utilizar que mesmo um novado conseguirá executar as maiores das tarefas sem dificuldade.




Listando processos em execução no PostgreSQL

Em alguns momentos é interessante você listar quais processos estão atualmente em execução. No PostgreSQL você poderá através de uma simples query saber o que o servidor está executando no momento.

Veja o exemplo abaixo.

SELECT datname, procpid, usename, current_query, query_start FROM pg_stat_activity;


Vamos as definições das colunas

datname é o banco de dados que está sendo executado a query.
procpid é o id do processo no sistema operacional.
usename é o usuário utilizado para conectar no banco de dados.
current_query é a query que está sendo executada
query_start é a data e hora que a query foi iniciada.

Se a query não aparecer na coluna current_query, então você deve fazer uma alteração no arquivo postgresql.conf ativando o parametro stats_command_string conforme abaixo

stats_command_string = on

Essa alteração no arquivo de configuração requer que o banco de dados seja reiniciado.