quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SQL – Gerando Inserts de Tabelas via T-SQL

Apesar do SQL Management Studio Express ser uma ferramenta poderosa  e gratuita, peca em algumas funcionalidades simples que a maioria  das ferramentas free tem. A título de exemplo, as ferramentas do MySQL como o Administrator e o Query Browser são extremente completas, auxiliando inclusive em uma funcionalidade que coloque em questão aqui. A geração de scripts de dados de um banco.

Tá, conseguimos facilmente gerar o script de criação das tabelas, procs, enfim, tudo mais de objetos existentes no banco através SQL Management Studio Express, clicando com o botão direto do mouse sobre o database na janela Object Explorer, indo em Tasks, Generate Scripts… Daí, basta selecionar os objetos a serem gerados e voilá! Está tudo aí, pronto para ser salvo e criado em qualquer outra servidor.
sqlmanagementstudioexpressgeneratescripts
Gerando Scripts do SQL Management Studio

O problema são os dados. Tudo bem, dá até pra fazer um backup em arquivo binário, mas e se o servidor for de acesso restrito? A rotina de backup só funciona apontando para os discos existentes no computador instalado. Com algum esforço, daria para apontar para um diretório da rede, mas nem sempre isso está acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário