sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Backup de database



O gerenciamento de backup é uma das tarefas mais importantes de um DBA, pois a disponibilidade do ambiente dependerá da existência ou não desse valioso recurso. Existem 5 tipos de backups: full, incremental, diferential, copy e diary.

Backup Full: O backup full é um backup completo de dados. Durante o backup, os arquivos tem seu atributo de archive alterado, informando que os mesmos sofreram backup.
Backup Incremental: O backup incremental copia todo o conteúdo alterado ou criado desde o último backup full, alterando o atributo de archive dos dados.
Backup Diferential: O backup diferential copia todo o conteúdo alterado ou criado desde o último backup full, porém não altera o atributo de archive dos dados.
Backup do tipo Copy: O backup copy é um backup full, porém ele não altera o atributo de archive, permitindo que não haja interrupção na sequencia de backups.
Backup do tipo Diary: Backup do tipo diary copia todos os arquivos que foram modificados no dia da execução, e não altera o atributo de archive dos dados.
A diferença entre backup diferential e incremental é no momento de realizar o restore dos dados. Para combinação de backup full e diferential, precisaremos restaurar primeiro o backup full e depois o último backup diferential, já para uma operação de restore com um backup full e incremental, precisaremos restaurar primeiro o backup full e depois todos os backups incrementais, desde o último backup  full. Isso nos mostra que em um ambiente com backup full e diferential, teremos um processo de backup mais demorado, porém o processo de restore será mais rápido, ao contrário do backup full e incremental, onde o processo de backup dos dados é mais rápido (pois apenas os arquivos que foram alterados sofrem backup), porém o processo de restore é mais demorado, pois será necessário várias fitas para restauração completa dos dados, dependendo do volume a ser restaurado. O esquema de backup a ser utilizado vai depender da necessidade de cada empresa.
Para o SQL Server, não há backups incrementais ou diary, apenas full, copy, diferential e transaction log. As regras são as mesmas para backup full e diferential, porém para backups de transaction logs é necessário que o database esteja com o recovery model configurado para Full (falarei de recovery model em outro artigo).
ATENÇÃO: backups criados em uma versão do SQL Server não podem ser restaurados em versões anteriores.
ATENÇÃO 2: a compressão de dados em backups é suportada apenas no SQL Server 2008 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário